Manifestações cutâneas observadas em pacientes com COVID-19: diagnóstico e prognóstico da doença, uma revisão baseada em evidências

Autores

  • Mislene Aparecida de Oliveira Persilva
  • Lúcia Cristina Monteiro Cruz

DOI:

https://doi.org/10.36489/feridas.2021v9i47p1732-1736

Palavras-chave:

COVID-19, Coronaví­rus, Manifestações Cutâneas, Diagnóstico, Prognóstico

Resumo

A sí­ndrome respiratória aguda grave causada pelo coronaví­rus afeta o mundo desde março de 2020. Vários são os sintomas observados nas pessoas infectadas pelo novo ví­rus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, cansaço. Além destes, outros sintomas menos comuns também estão sendo observados clinicamente. Abordaremos no trabalho as lesões dermatológicas mais especificas encontradas. O interesse em entender as manifestações cutâneas em pacientes infectados vem sendo motivo de vários estudos devido a frequência observada em vários lugares do mundo. O objetivo deste trabalho é verificar os achados dermatológicos observados em pacientes com COVID e identificar as manifestações cutâneas constatadas que podem facilitar no diagnóstico e prognóstico da doença. Realizou-se busca bibliográfica nas bases de dados PUBMED e Web of Science, utilizando-se diferentes combinações dos descritores: "COVID-19", "pele", "manifestações cutâneas", "erupção", "lesão cutânea", "diagnóstico" e "prognóstico". Os resultados encontrados podem auxiliar no diagnóstico e prognóstico da doença.

Biografia do Autor

Mislene Aparecida de Oliveira Persilva

Mestranda do Programa de Infectologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto ciências biológicas. Especialista em Atendimento Integral ao Portador de Lesão Cutânea. Especialista em Gestão em Saúde.

Lúcia Cristina Monteiro Cruz

Doutoranda Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto ciências biológicas. Especialista e Mestre em Neurociência UFMG.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos