Atuação dos(as) Enfermeiros(as) na Abordagem e Manejo da Incontinência Urinária em Mulheres

Autores

  • Emanuela Cardoso da Silva
  • Alessandra de Souza
  • Elaine da Silva Lima
  • Eloá Galbiatti Saes
  • Marcilene Rodrigues Matos
  • João Júnior Gomes

DOI:

https://doi.org/10.36489/feridas.2019v7i35p1211-1216

Palavras-chave:

educação continuada, atenção primária í  saúde, incontinência urinária, enfermagem

Resumo

Objetivou-se identificar as produções cientí­ficas disponí­veis na literatura sobre o conhecimento e estratégias utilizadas pelos(as) enfermeiros(as) que atuam na atenção básica de saúde (ABS) na abordagem e manejo de mulheres com incontinência urinária (IU).Trata-se de uma revisão integrativa onde foram encontrados 2.254 artigos dos quais apenas 1 atendeu a todos os critérios de inclusão. O artigo foi publicado em 2009, em um periódico multidisciplinar, em lí­ngua portuguesa, escrito por enfermeiros. Foi classificado com Ní­vel 4 de evidência. A realização deste estudo evidenciou que existe escassez de literatura relacionada ao tema.

Biografia do Autor

Alessandra de Souza

Enfermeira RT do Lar São Vicente de Paula. Alfenas – MG. Especializada em Gerontologia; Estomaterapeuta pela FAMERP. Enfermeira.

Elaine da Silva Lima

Enfermeira administrativa unidade de internação no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. São Paulo – SP. Estomaterapeuta pela FAMERP. Enfermeira.

Eloá Galbiatti Saes

Enfermeira do Hospital de Câncer de Barretos, Unidade III – Jales. Estrela d'Oeste – SP. Estomaterapeuta pela FAMERP. Enfermeira.

Marcilene Rodrigues Matos

Consultora Técnica Nacional Comercial Hospitalar. Ribeirão Preto – SP. Estomaterapeuta pela FAMERP. Enfermeira.

João Júnior Gomes

Coordenador Pedagógico de Pós-graduação latu sensu Enfermagem em Estomaterapia FAMERP. Diretor da Educative. Doutorando em Ciências da Saúde pela FAMERP. Enfermeiro.

Downloads

Publicado

2019-03-01

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos