Percepção da criança sobre a hospitalização: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/feridas.2022v10i54p1959-1964

Palavras-chave:

Hospitalização, Pediatria, Enfermagem, Saúde da Criança

Resumo

Objetivo: analisar a publicação científica sobre a percepção da criança acerca do processo de hospitalização. Metodologia: revisão integrativa com busca na literatura realizada nas bases de dados, utilizou-se artigos publicados entre 2011 e 2020 e definiu-se como população as crianças com 12 anos incompletos. Resultados: identificaram-se 283 artigos, mas sete compuseram a amostra final. Na ótica das crianças a hospitalização é permeada por sentimentos como o medo, ansiedade, saudade do lar, insegurança, vontade de chorar, tristeza, dor. Entretanto, notou-se que a disponibilidade de brinquedos e presença de palhaços foram essenciais para as no enfrentamento dos processos traumáticos. Conclusão: o processo de hospitalização tem sido considerado uma experiência estressante, permeada por sentimentos capazes de desencadear mudanças e adaptações. Entretanto, nas hospitalizações infantis a ludicidade tornou-se um recurso positivo para amenizar o evento traumático que a internação causa para a criança.

Biografia do Autor

Alana Flávia Rezende

Enfermeira. Residente de Enfermagem em Cuidados Intensivos no Adulto. Universidade Estadual de Londrina-UEL, Londrina, Paraná, Brasil.

Allana Martins Vitorino

Acadêmica de Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá-UEM, Maringá, Paraná, Brasil.

Camila Moraes Garollo Piran

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá-UEM, Maringá, Paraná, Brasil.

Bianca Machado Cruz Shibukawa

Doutora em Enfermagem. Docente no Departamento de Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá-UEM, Maringá, Paraná, Brasil.

Lara Marcondes de Oliveira

Enfermeira. Docente em Práticas Clínicas, Unicesumar, Maringá, Paraná, Brasil.

Ieda Harumi Higarashi

Doutora em Enfermagem. Docente no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá-UEM, Maringá, Paraná, Brasil.

Marcela Demitto Furtado

Doutora em Enfermagem. Docente no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá-UEM, Maringá, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-07-13

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos