Oxigenoterapia hiperbárica: A eficácia no tratamento de lesão em pé diabético

Autores

  • Camila Pereira Lobato Da Cunha
  • Thaí­s Santos De Araújo
  • Wanessa Carolinna Linhares Diniz Adorno

DOI:

https://doi.org/10.36489/feridas.2019v7i39p1414-1420

Palavras-chave:

eficácia, oxigenação hiperbárica, pé diabético

Resumo

A Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) é um adjuvante terapêutico no qual o paciente recebe oxigênio puro a 100%, sob pressão superior í  atmosférica, muito utilizada em ferimentos crônicos, como lesão e amputação em pé diabético - umas das complicações mais frequentes da Diabetes Mellitus (DM). Esta revisão integrativa da literatura objetiva identificar dados de estudos que comprovem a eficácia da OHB como terapia complementar no tratamento de lesão em pé diabético. Fez-se a busca dos artigos nas bases Scielo, Bireme e PubMed. Foram selecionados quinze artigos para compor a amostra. Por meio das análises dos artigos, ficaram evidenciadas significantes reduções nas taxas de amputação, além da alta taxa de reconstituição tissular parcial e cicatrização total da ferida crônica em pé diabético. Dados estatí­sticos evidenciam a OHB como terapia adjuvante e eficaz no tratamento de lesão em pé diabético, por meios comparativos de estudos e pesquisas nos quais diversos autores constataram melhora das lesões, reafirmando sua eficácia.

Biografia do Autor

Camila Pereira Lobato Da Cunha

Acadêmica do Curso de Bacharel em Enfermagem Faculdade LS; Graduada em Gestão Hospitalar pela Faculdade LS, categoria Feridas.

Thaí­s Santos De Araújo

Acadêmica do Curso de Bacharel em Enfermagem Faculdade LS; Graduada em Gestão Hospitalar pela Faculdade LS, categoria Feridas.

Wanessa Carolinna Linhares Diniz Adorno

Acadêmica do Curso de Bacharel em Enfermagem Faculdade LS, categoria Feridas.

Downloads

Publicado

2019-11-01

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos