Terapia por pressão negativa (TPN): o conhecimento do enfermeiro como influência no tratamento do paciente com ferida complexa em uma instituição hospitalar de Belo Horizonte/MG

Autores

  • Ariana Cristina Xavier Silva
  • Victor Santiago Rodrigues de Morais Resende
  • Silvania Mendonça Almeida Margarida

DOI:

https://doi.org/10.36489/feridas.2019v7i38p1369-1376

Palavras-chave:

cuidados de enfermagem, curativo, Feridas e lesões

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento do enfermeiro sobre a Terapia por Pressão Negativa (TPN) como influência no tratamento do paciente com ferida complexa em uma instituição hospitalar de Belo Horizonte/ MG. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional analí­tico transversal do tipo quantitativo realizado em novembro de 2018 em uma instituição hospitalar privada de Belo Horizonte/MG com 35 enfermeiros que atuam nas Unidades de Internação, através de um questionário estruturado com perguntas fechadas de múltipla escolha. Resultados: Predominaram profissionais do sexo feminino, com faixa etária abaixo de 30 anos, formação em instituição privada, com abordagem do tema "Tratamento de Feridas" na graduação. A maioria tem formação e experiência entre 5 e 20 anos, prestam razoável assistência ao paciente em uso da TPN e possuem capacitação somente em treinamento de serviço. As assertivas do questionário aplicado predominaram-se a minoria, porém, em questões relevantes como mecanismo de ação, vantagens da terapia e cuidados com o dispositivo de pressão. Temas como composição do equipamento, frequência de uso, tempo de troca e indicação da terapia não atingiram a pontuação mí­nima definida para este estudo. Conclusões: Observou-se uma limitação do conhecimento dos enfermeiros como influência no tratamento do paciente em uso da TPN, visto a razoável assistência prestada com essa modalidade de curativo.

Biografia do Autor

Ariana Cristina Xavier Silva

Acadêmica de Enfermagem da Faculdade Iseib de Belo Horizonte (FIBH/MG).

Victor Santiago Rodrigues de Morais Resende

Enfermeiro Mestre em Saúde Pública e Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Iseib de Belo Horizonte (FIBH/MG).

Silvania Mendonça Almeida Margarida

Doutora em Educação e Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Iseib de Belo Horizonte (FIBH/MG).

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Publicado

2019-09-01

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos