Uso da terapia de ferida por pressão negativa de uso único em deiscência de osteossíntese de maléolo medial e lateral: um relato de caso

Autores/as

  • Danielle Goulart de Andrade e Souza Universidade Gama Filho

DOI:

https://doi.org/10.36489/feridas.2023v11i60p2209-2214

Palabras clave:

Terapia de Ferida por Pressão Negativa, Deiscência, Osteossíntese

Resumen

Objetivo: Demonstrar a utilização da Terapia de Ferida por Pressão Negativa (TFPN) de Uso Único em domicílio para ajudar a promover o fechamento por segunda intenção de deiscência cirúrgica de osteossíntese maleolar. Método: Relato de caso obtido por exame físico do paciente, avaliação clínica da ferida e registro fotográfico. Resultado: Paciente apresentou deiscência um mês após o procedimento cirúrgico e realizado limpeza com solução antisséptica, terapia por laser para diminuir carga microbiana e introduzido a TFPN de uso único para promover a contração da borda da lesão (macrodeformação) e a granulação (microdeformação) associada ao curativo primário de tela com prata nanocristalina como camada de preenchimento com ação antimicrobiana. Conclusão: A terapia de feridas por pressão negativa promoveu a micro e macrodeformação de acordo com o seu mecanismo de ação, promovendo um manejo satisfatório do exsudato, e um preparo do leito para o fechamento secundário final com uma cobertura de espuma multicamada.

Biografía del autor/a

Danielle Goulart de Andrade e Souza, Universidade Gama Filho

Graduada em Enfermagem e Fisioterapia pela Universidade Gama Filho
Especialista em Enfermagem Dermatológica pela Universidade Celso Lisboa
Atualmente, Enfermeira Sócia e Docente do La Ferita - Treinamentos Avançados, Enfermeira RT do Centro de Doenças do Quadril, Docente do curso de Pós Graduação em Enfermagem Dermatológica com ênfase em Feridas da In Laser.

Publicado

2023-11-27

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos