Uso de tecnologias móveis por enfermeiros na doação de órgãos e tecidos: revisão integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36489/feridas.2022v10i55p1996-2002

Palabras clave:

Tecnologias Móveis, Enfermagem, Doação de Órgãos e Tecidos

Resumen

Objetivo: Identificar recursos tecnológicos utilizados por enfermeiros durante o processo de doação de órgãos e tecidos disponível na literatura. Métodos: revisão integrativa cujos descritores foram, “nursing”, “organ donor”, “mobile application”, “technology” e “smartphone”. A busca ocorreu entre novembro e dezembro de 2021, nas bases de dados: Lilacs, Scopus, Web of Science, Embase e BVS. Os critérios de inclusão foram, artigos originais nos idiomas português, inglês e espanhol; disponível eletronicamente, sem recorte temporal. Resultados: Foram encontradas duas publicações e a tecnologia utilizada foi o aplicativo móvel. As potencialidades do uso de tecnologias móveis incluíram o monitoramento e emissão de relatório informatizado e a inclusão de informações do possível doador em tempo real. Como fragilidade, foram apontadas a instabilidade da rede móvel e a falta de incentivo Institucional durante a adaptação. Conclusão: Espera-se que a temática possa ser explorada em estudos futuros para contribuir com o processo de busca ativa de possíveis doadores durante o processo de doação de órgãos e tecidos.

Biografía del autor/a

Martina Mesquita Tonon

Enfermeira, Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

Luciana Pizolio Garcia Dematte

Enfermeira, Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

Ellen Catarine Cabianchi

Enfermeira, Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão, Tecnologia e Inovação em Urgência e Emergência da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

Rosane Almeida de Freitas

Enfermeira, Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

Bianca Machado Cruz Shibukawa

Enfermeira, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

André Estevam Jaques

Enfermeiro, Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

Publicado

2022-09-12

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos