Medidas aplicadas para aumentar a adesão ao uso de epi's entre profissionais da assistência à saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36489/feridas.2021vi50p1796-1802

Palabras clave:

Acesso Universal aos Serviços de Saúde, Contenção de Riscos Biológicos,, Equipamento de Proteção Individual,, Infectologia.

Resumen

O objetivo deste estudo foi mostrar as medidas aplicadas para aumentar a adesão ao uso de EPI´s entre profissionais de um hospital especializado em doenças infectocontagiosas. Tratou-se de uma pesquisa de campo com desenho prospectivo, descritivo e quantitativo de aspecto observacional. Foram realizadas 230 auditorias internas para observações quanto ao uso de EPI´s entre profissionais da assistência e foi possível observar que o maior número de não conformidades (35,6%) foi encontrada entre servidores da clínica médica onde estavam internados pacientes adultos do gênero masculino com algum tipo de imunossupressão e portadores de doenças infectocontagiosas. Antes da realização do inquérito observacional foram realizados vários encontros para orientações sobre biossegurança e comportamento em ambiente hospitalar, na tentativa de melhorar a adesão ao uso de EPI´s, mas este esforço só aumentou a adesão, que antes era de 40% para 78%. Mas com a implantação das medidas corretivas a adesão chegou a 97%. A conscientização ao uso de equipamentos de proteção deve ser uma atitude pessoal, pois cada servidor, sem necessitar de policiamento, punições e pressões externas, deve ter apreço por resguardar sua própria vida.

Publicado

2021-10-29

Cómo citar

1.
Karen de Souza Silva R, Freitas de Castro R, Laís Muller D, Souza dos Anjos E, Marães Alves J, Lopes de Souza E, Sales de Abreu A, Costa Polares A, Araújo Freire D, Portela de Azevedo A. Medidas aplicadas para aumentar a adesão ao uso de epi’s entre profissionais da assistência à saúde. RFE [Internet]. 29 de octubre de 2021 [citado 12 de abril de 2025];(50):1796-802. Disponible en: https://revistaferidas.congressonursing.com.br/index.php/revistaferidas/article/view/1948

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos